Saúde e corpo
Saúde é alegria de viver. É estar encantado com a vida.É ter entusiasmo, energia, vitalidade , disposição. Saúde é um processo de equilíbrio do organismo. São milhões de mecanismos interagindo e movimentando o interior do corpo para que tudo funcione adequadamente. A pessoa encantada com a vida tem o cérebro trabalhando n formação de hormônios de altíssima qualidade que vão nutrir a perfeita elaboração da química interna dos bilhões de reações que ocorrem n organismo todo o tempo.
O que ocorre é que as pessoas não se dão conta desses mecanismos de aviso que o corpo dá. Ele está sempre a lhes dizer as coisas, mas numa língua que elas não compreendem bem; afinal, elas não se encontram com elas mesmas, não procuram se conhecer melhor.
Precisamos ficar atentos às reações do nosso corpo. Porque ele fala! E energeticamente, fazendo aparecer nele próprio as mais diferentes ocorrências. Se você ataca apenas os efeitos imediatos, é como lhe tapar a boca – ele continuará sofrendo, até que um dia não aguentará mais e cederá , perdendo esse esplendoroso equilíbrio da vida.
Aprender a dormir cedo e bem, a nutrir-se em, ver de apenas comer, incluir em sua vida a atividade física sem exagero, fazendo valer o bom senso, em que até uma maratona foi um passeio, porque ele não se preocupou com o tempo do percurso e sim em aproveitar e curtir cada momento de redenção de seu corpo e realizar algo que para ele é inédito.
Permita-se em investir em sua saúde, até porque ela pode estar em um nível muito baixo e você deve elevar esse nível para patamares superiores, que o deixem distante da doença.
Nosso corpo,é uma máquina estupenda que possui reservas espantosas com recursos suficientes para permanecer na luta quando necessário.
O corpo é o nosso maior patrimônio. É ele que nos possibilita a ação e a adequação ao mundo que nos circunda. Só que o corpo não pode ser visto como um fim em si mesmo, mas como o meio pelo qual penetramos em nosos outros corpos, o espiritual, o emocional, e o mental.
Quem só pensa no corpo como algo a ser moldado e o maltrata por meio da malhação; ou o usa como máquina, de olho apenas no rendimento físico, está muito longe de ter saúde. Pense que fitness não é o bealtb. O corpo desse ser tratado com carinho.
Você, que faz atividade física de maneira muito forte, pare e reflita. Você está dormindo convenientemente? Está se alimentando adequadamente? Então, parabéns! A atividade física ocupa lugar importante em sua vida , porque é o terceiro ponto para se ter saúde.
A primeira parte é o sono; a segunda, a alimentação,; o movimento é apenas a terceira parte. Coloca o sono como item fundamental. A pessoas que está fazendo atividade física e tem como objetivo a saúde tem de dormir e se alimentar corretamente para restabelecer as suas funções orgânicas e tirar proveito do seu esforço.
O exercício não faz nada mais que levar o sangue para a região trabalhada. O desenvolvimento vai acontecer depois da atividade física. Por isso é tão importante o repouso – o sono.-, bem como os nutrientes que circulam em seu sangue- alimentação. Sem isso não adianta fazer atividade física, pois é como o pedreiro que faz argamassa, prepara o cimento e fica esperando os tijolos para erguer a parede, e os tijolos não vêm. Aí não adianta. Não vai ter parede mesmo.
O corpo de quem faz musculação, corridas ou caminhadas dica esperando os tijolos. Só que se a pessoa não se alimentar corretamente, não ingerir a proteína tão importante, mas comer gordura, fritura, açúcar, refrigerante, etc., não vai ter os tijolos circulando em sua corrente sanguínea.
Citamos os tijolos como um exemplo. Para referir o quanto os aminoácidos são tão importantes que são as unidades formadoras da proteína. E, se não há proteína suficiente na alimentação, não haverá tijolos para erguer a saúde.
O estresse, que costuma a ser visto como grande vilão de nossas vidas, nada mais é que a pressão imposta a cada um de nós no dia a dia.Em si, ele é altamente positivo. È a mola que nos impele a fazer o que é necessário e nos coloca no melhor de nosso desempenho nos momentos em que somos exigidos. Esse estresse é natural ao organismo. É ele que nos faz agir diante de determinada situação, derramando estimulantes em nossa corrente sanguínea.
Esse processos de fabricação de hormônios estimulantes, que nos deixa de repente eufóricos ou capazes de não sentir dores em uma hora de risco, é altamente benéfico. É um recurso extremo do organismo para nos pôr a salvo. O grande problema é quando o estresse se torna crônico. Aí ele vira nosso pior inimigo. Um vilão capas de minar a saúde.
Qualquer pessoa, independentemente do nível socioeconômico, pode das uma basta à ciranda neurótica que ameaça consumir-lhe a vida. Comece rompendo os velhos hábitos, tendo consciência de que seu cérebro é regido pelas emoções – e que nessa cadeia de pensamentos negativos é você mesmo quem produz os venenos tóxicos que joga no interior de sua máquina humana, envelhecendo antes da hora, deteriorando sua saúde. Só você pode parar de alimentar a doença.
O homem tem o livre-arbítrio, o poder da escolha. E o melhor é que ninguém pode fazer isso por você. Se é assim, escolha o melhor para a sua vida; afinal, ela é única e nunca vai repetir...